terça-feira, 22 de junho de 2010

Anime x Mangá!

Mais um post para quem ainda é novo no universo da cultura nipônica! Dessa vez vamos falar de uma questão interessante: Anime x Mangá!


     
 X








Você ai, sim, você mesmo que está lendo isso. E eu sinceramente espero que tenha alguém lendo isso por que se não eu estou falando sozinho >_>" Você viu aquele anime super legal, e achou o mangá, e logo que você começou a ler... Que personagens são esses? Como assim, isso nunca aconteceu! @_@ Esse cara que fez isso é drogado, só pode ._.

 Fullmetal Alchemist
Se você já passou por algo desse tipo, mesmo que na situação inversa, o motivo para isso é bem simples: Praticamente todos os animes começam como mangás. Assim, a história do mangá é a original feita pelo autor. Porém, nem sempre o estúdio que faz o anime respeita a história do mangá, e por vezes acaba criando uma história completamente diferente.

Rozen Maiden

Bons exemplos disso são Fullmetal Alchemist, Rozen Maiden e Chrono Crusade, mas claro que existem vários outros, como Full Moon Wo Sagashite, xxxHolic, e muitos, muitos, muitos outros. Na verdade, é raro um anime que siga a história do mangá impecávelmente.
Se pensarmos bem, isso não é tão estranho. O processo de adaptação de livros para o cinema ou para séries de televisão é bem parecido, como em Eragon, O Ladrão de Raios e Vampire Diaries.

Chrono Crusade
Mas voltando aos animes, um caso bem interessante é o de Fullmetal Alchemist. O anime foi totalmente modificado a partir de uma parte. Isso por que ele começou a ser feito antes do mangá acabar e quando chegou na mesma parte do mangá, não poderiam esperar o mangá continuar para lançar novos episódios. Essa é uma das principais razões para que esse tipo de coisa aconteça com animes.
No caso de Fullmetal, foi feita uma segunda versão do anime, Fullmetal Alchemist Brotherhood, feita para seguir a risca a história do mangá, o que está sendo feito com sucesso, visto que o mangá acabou este mês o anime acaba em 2 semanas, e a história foi seguida até agora.
Já outros animes não tem a mesma sorte. Rozen Maiden e Fruits Basket são exemplos disso. Os animes não seguiram o mangá e ainda por cima, a versão animada não teve realmente um fim.

Fruits Basket

Existem casos raros, como nos animes da série When They Cry (Higurashi no Naku Koro Ni e Umineko no Naku Koro Ni) que os animes são adaptados de jogos. Certo, talvez nem tão raros assim. Devil May Cry também foi adaptado de um jogo do mesmo nome.
No caso de Umineko, a história seguiu o rumo do jogo, porém acabou sem um final. Se não me engano o anime seguiu a história dos 4 primeiros jogos da série, e acabou antes de contar o quinto jogo.
 Não se sabe se haverá uma continuação do anime, visto que seus criadores já começaram (e terminaram) outro projeto: OOkami Kakushi.
Hellsing

Existem também os OVA's, que são histórias feitas especialmente para o anime. São episódios que podem durar o mesmo tempo de episódios normais ou serem maiores ou menores. Os OVA's muitas vezes ganham suas próprias aberturas e encerramentos e, em alguns casos, como no anime Hellsing, são feitos para seguir a história do mangá.

Bom gente, por enquanto é isso, até a próxima! o/

5 comentários:

  1. normalmente eu prefiro o mangá mas isso nao é uma regra
    e tb, pow, as vezes da mó preguiça de ler... assistir o anime é mais fácil
    ^_^

    estamos seguindo

    Pri

    ResponderExcluir
  2. e o blog começa a funcionar de verdade
    essa semana vou estar aperfeiçoando algumas coisas
    se puder visita, comenta, mudei o layout tb
    da sua opinião la

    bejux
    Pri
    http://chibiquimera.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. cara, legal vc querer ser jornalista, acho uma profição muito show, faço publicidade na faculdade, estudo com muitos futuros jornalistas, é bem legal, eu apoio!
    O Ralf tb quer fazer jornalismo. ^_^

    Pri
    http://chibiquimera.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Obrigado por visitar meu blog. Adorei o seu. Muito bonito e bem estruturado.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir